BIOGRAFIA

À primeira vista, para a gente, Thomas Manhaes é um talentoso cantor e compositor da cidade de Macaé, Rio de Janeiro, que apareceu em grandes palcos, em Agosto de 2014, realizando um show para o Projeto Sentrinho de Macaé e com uma de suas músicas rodando em todas as rádios da região. Mas a história não começa por aí não...

Quem é Thomas Manhaes?

Thomas Manhaes também é um grande especialista em mudança de hábitos para vencer barreiras emocionais. Estudou por anos as mentalidades de sucesso para atingir resultados com eficácia, e tem grande experiência com liderança de pessoas. Venceu grandes desafios emocionais e profissionais para poder agora estar subindo aos palcos, levando alegria e uma mensagem de que você pode ser aquilo que você sonha se estiver se inspirando nas pessoas certas.

Vale enfatizar que Thomas Manhaes se denomina um apaixonado por se desenvolver, criar métodos simples e deixar pistas claras para que outras pessoas também possam experimentar o melhor de si mesmas.

Como tudo começou?

A música surgiu em sua vida próximo aos 6 anos de idade, em uma dessas fases de desenvolvimento e ressignificação de medos e ansiedade, como uma forma de terapia, . Ali Thomas Manhaes pode conhecer o violão e todo o sentimento que aquelas cordas eram capazes de expressar. Ficou encantado, naquele momento sua vida começou a mudar.

Durante anos desenvolveu a prática do violão e logo em seguida sentiu a necessidade também de ingressar em aulas de canto. À princípio, para ele, a arte era apenas um hobby terapêutico, mas logo logo ele descobriria que ela também poderia ser uma ferramenta de conexão e apoio no desenvolvimento outras pessoas.

Mas e aí?

Mesmo tendo se apaixonado logo cedo pela arte, os estudos sempre foram uma prioridade em sua vida. Thomas Manhaes veio da "capital nacional do petróleo", Macaé-RJ, e com isso as pessoas que conhecia retiravam sustento direta ou indiretamente dessa fonte, o que o fez também acreditar que seu sonho era ser engenheiro, trabalhar na Petrobras e ter um bom salário. E assim fez.

Sempre estudou em escola pública sua vida toda, não teve privilégios. No entanto decidiu que teria uma ótima educação, independente das escolas pelas quais passasse. Com isso, foi aprovado para a escola técnica federal e em seguida para a universidade federal. Formou-se engenheiro de automação pelo Instituto Federal Fluminense.

Em 2012, ingressou na Petrobras após passar no concurso, conforme sua estratégia. Em menos de dois anos na companhia, recebeu a função de gestor de contratos e, em seguida, a promoção para supervisor de equipe.

O que o trouxe aos Palcos?

Em 2016, Thomas Manhaes decidiu deixar a Petrobras. Seus sonhos não cabiam mais ali e ele teve coragem de ousar.

Ainda durante a faculdade, Thomas Manhaes foi chamado para tocar violão em uma banda de pagode regional. Disse sim a oportunidade feliz da vida pela possibilidade de aprender mais com sabia. um novo caminho se abriu. Naquela época seus colegas faziam muitos shows em troca de engradados de cerveja, enquanto ele comprava sua própria água, já que nunca teve disposição à bebida. Permaneceu nessa banda, chamada "Sem No Samba" por 2 anos, até que cada membro tomasse seu caminho.

Poucos anos depois, em 2014, já formado e trabalhando na Petrobras, Thomas Manhaes decidiu que iria gravar algumas das composições que havia escrito para suas histórias amorosas, e que ele mesmo seria o cantor desses arranjos. As pessoas gostaram, as rádios gostaram.

Qual foi sua motivação para a mudança de carreira?

O primeiro show de Thomas Manhaes ocorreu em agosto de 2014, lotando o espaço reservado para cerca de 500 pessoas. Muitos amigos, outros curiosos e outros admiradores das suas músicas.

Sua música "Para tudo e vem pra cá curtir" tinha sido bem recebida na época e rodava nas rádios locais todo dia em torno das 07 da manhã. Então decidiu gravar um clipe dessa música, o que lhe rendeu mais shows inclusive em municípios vizinhos.

Apesar disso, sua carreira musical ainda não era autossustentável. Ele precisava fazer aportes recorrentes por meio do salário que recebia como funcionário da Petrobras.

Com isso, algo o impulsionou. Ainda no ano de 2016, Thomas Manhaes em meio a seus estudos de autodesenvolvimento, e também por convivência com uma colega vegetariana, gostou da ideia e dos benefícios da filosofia vegetariana. Logo em seguida se identificou mais ainda com a consciência vegana de sustentabilidade da natureza e dos animais.

Isso diretamente gerou um conflito entre preservação natural e "estar trabalhando para a Petrobras". Pronto, encontrou o motivo que faltava para sair, mas ainda não o motivo principal para cantar.

E quanto ao dinheiro?

Após deixar a Petrobras em 2016, Thomas Manhaes continuou se especializando em desenvolvimento humano de alta performance. A carreira musical por si só, ainda não era capaz de se autossustentar.

Ainda nessa autodescoberta, encontrou grande vocação em apoiar outras pessoas a transformarem dores, medos, angústias, ansiedades, obstáculos em geral em motivação e oportunidades, por meio da inteligência emocional. Decidiu estudar mais afundo e se especializou também em competência e coaching.

Aproveitou esse período para compor como nunca antes, chegando a 45 músicas registradas. Fez algumas gravações.

Além disso, aprendeu muito sobre finanças pessoais e empresariais, e remodelou totalmente seus valores de sonhos e de vida.

Os shows

Em 2019, Thomas Manhaes criou o 'Bloco Boi Não Lambe', fazendo carnavais intermunicipais.

No ano seguinte, em meio à paralisação e isolamento geral, participou de dois projetos culturais por meio de lives: o "Álbum 18", que venceu pelo governo do estado do Rio de Janeiro e o "De 8 a 80", que venceu pelo município de Macaé-RJ.

...
quer saber mais? nos mande uma mensagem no Instagram @thomasmanhaes. continuaremos em breve...

Todo direitos Reservados - Thomas Manhaes - 2024